terça-feira, 7 de outubro de 2008

Portugal – Curiosidade 129/2008


D. CARLOS I – O SOBERANO DE ALMA SIMPLES

Uma das personalidades mais ricas e complexas da Monarquia Portuguesa, foi, sem dúvida, D. Carlos I, cognominado "Soberano Mártir". Foi ele o 30 rei de Portugal e era o filho de D. Luiz I e D. Maria Pia de Sabóya, tendo nascido em Lisboa a 28 de setembro de 1863, uma segunda-feira. Em 1886, ainda como príncipe herdeiro, casou-se com a princesa D. Maria Amélia d´Orleans, que era inglesa e filha de D. Luiz Felipe, Conde de Paris e da princesa Isabel de Orleans. Aclamado rei em 28 de dezembro de 1889, um sábado, logo depois denunciava à Nação em carta que ficou célebre, erros e desmandos que vinham de longe e dos quais não era responsável mas o tornaram vitima inocente.
Durante o seu reinado de 19 anos, conflitos e revoltas internas e externas tumultuaram o reino, chegando a exaltação dos ânimos a níveis nunca atingido em Portugal.
Com a subida ao poder, em 1906, do gabinete Franco, o soberano tornou-se alvo dos mais virulentos ataques, que culminaram com o grave atentado à família real, no dia 8 de fevereiro de 1908 (ano bissexto), um sábado, no qual sucumbiram o soberano e o príncipe herdeiro D. Luiz Felipe, tendo a rainha escapado ilesa e o Infante D. Manoel, depois rei de Portugal, ligeiramente ferido.

Reportagem completa (com diversas fotos) em: http://portugal.calendario.cnt.br

Nenhum comentário: