terça-feira, 7 de outubro de 2008

Portugal – Curiosidade 127/2008


Liceu Literário Português

Sede
Rua Senador Dantas, 118 - Centro
Cep:20031-201 - Rio de Janeiro

Fonte: http://www.liceuliterario.org.br/

O Liceu Literário Português é uma instituição filantrópica, reconhecida como de utilidade pública, que ministra ensino gratuito de Especialização , em nível de pós-graduação, de Língua Portuguesa, bem como cursos de extensão universitária.

O Liceu mantém ainda uma biblioteca, um museu, o Instituto de Estudos Portugueses Afrânio Peixoto, o Instituto de Língua Portuguesa e o Instituto Luso-Brasileiro de História.

Foi fundado em 10 de setembro de 1868 por um grupo de portugueses, tendo à frente o Conde de Alto Mearim, empenhados em aperfeiçoar o nível de instrução e de conhecimentos de seus compatriotas.

Poucos anos depois de sua fundação, funcionava no Liceu o Curso de Arte Náutica, a cujas aulas algumas vezes, assistiu o Imperador D. Pedro II. Em 1915, o Liceu, sob a presidência de Faustino de Sá e Gama, adquiriu a sede situada na Rua Senador Dantas, que foi destruída por um incêndio em 1932. Foi então, que teve início a construção do edifício atual, sob a presidência do Comendador José Rainho da Silva Carneiro. A nova sede foi inaugurada em 1938.

O Instituto de Estudos Portugueses, fundado em 1943, teve como seu primeiro diretor Afrânio Peixoto. Sucedeu-lhe, no cargo, o Prof. Pedro Calmon, em seguida o Prof. Ovídio Gouveia da Cunha e depois a Acadêmica Rachel de Queiroz.

No dia 28 de março de 1990 foi instalado o Instituto de Língua Portuguesa, com o objetivo de transformar o Liceu num espaço permanente de estudos e pesquisas superiores sobre o idioma. Da Comissão Diretora fazem parte as seguintes personalidades: Dr. Francisco Gomes da Costa, Prof. Evanildo Cavalcante Bechara, Prof. Maximiano de Carvalho e Silva, Prof. Antonio Basílio Gomes Rodrigues, Prof. Horácio Rolim de Freitas, Profª. Maria Lêda de Moraes Chini , Prof. Rosalvo do Valle e Dr. Antonio Gomes da Costa.

No dia 19 de agosto de 1993, foi instalado o Instituto Luso-Brasileiro de História, tendo na sua Comissão Diretora as seguintes personalidades: Dr. Francisco Gomes da Costa, Prof. Arno Wehling, Prof. Arivaldo Silveira Fontes, Prof. Carlos Francisco Moura, Prof. Marcos Ribeiro Corrêa, Prof. Antonio Basílio Gomes Rodrigues e Dr. Antonio Gomes da Costa.

No dia 13 de dezembro de 2007, o Liceu Literário Português abriu um ciclo de sua história: foi a inauguração do “Centro Cultural” na Rua Pereira da Silva, 322, nas Laranjeiras, onde passaram a ser ministrados os cursos de pós-graduação em Língua Portuguesa, bem como outras atividades pedagógicas da instituição. O prédio foi objeto de uma profunda reforma arquitetônica e adaptação às novas exigências e tecnologias de ensino. É composto por secretaria, salas de aula em dois andares, auditório no anexo, sala de professores, computadores, câmeras, etc. O projeto ora concluído representa um passo adiante na vida do Liceu e marca a excelência de seu ensino pós-universitário.

Texto complementar por PK

Várias outras instituições culturais tiveram origem no Liceu Lieterário Português, como o Instituto de Estudos Portugueses Afrânio Peixoto, o Grêmio Literário Comendador Rainho, o Circulo Folclórico Luso-Brasileiro e o Colégio Vasco da Gama.

Por sugestão do Imperador D. Pedro II, em 1884 foi criada a cadeira de Náutica e Astronomia, sendo ele um dos mais assíduos e aplicados alunos daquela matéria pela qual tinha verdadeira paixão.

Nenhum comentário: