terça-feira, 30 de setembro de 2008

Portugal – Curiosidade 044/2008



Primeiro Brasão de Armas do Estado do Brasil

Fonte: História do Brasil – Helio Vianna – Edições Melhoramentos - 1961

Obs.:- A parte inferior da figura mostra a inscrição portuguesa de 1745, do reinado de D. João V, retirada das ruínas e colocada em jardim da cidade hoje uruguaia de Colônia.

Têm sido atribuídas ao Estado do Brasil armas que não encontram justificativas em atos oficiais portugueses anteriores á elevação do país a categoria de Reino, em 1815. Ente elas as dos Príncipes do Brasil, titulo desde 1645 concedido por D. João IV aos herdeiros da coroa de Portugal. Ou as da Companhia Geral do Comércio do Brasil, pelo mesmo rei criada em 1649.

Pesquisando, em Lisboa, no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em 1949, aí encontramos no códice intitulado Tesouro da Nobreza, de 1675, de autoria do Rei de Armas Índia Francisco Coelho, as armas falantes aqui reproduzidas, alusivas aos dois nomes de nossa terra: Vera Cruz ou Santa Cruz e Brasil. Heraldicamente, assim se descrevem: em campo de prata, uma árvore de sinopla (verde), encimada por uma cruz de sua cor. A árvore é certamente um pau-brasil. Ao Rei de Armas Índia competiria a fixação dos brasões dos domínios ultramarinos de Portugal, inclusive o Brasil. A guarda do referido códice no mais importante arquivo português dá a estas armas um caráter pelo menos oficioso. Reproduziram-se, pela primeira vez, no Anuário do Museu Imperial, de Petrópolis, vol. X. de 1949, págs. 159/160. A direita: Marco com o escudo de Portugal, procedente da Colônia do Sacramento, que se guarda no Museu Histórico Nacional da República Oriental do Uruguai, em Montevidéu.

Nenhum comentário: