segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Portugal – Curiosidade 035/2008



TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS - LISBOA
12. JULHO A 19.OUTUBRO 2008 - MUSEU DA ELECTRICIDADE

A Fundação EDP e o Teatro Nacional de São Carlos apresentam, em co-produção e no âmbito do cinquentenário da Traviata de Lisboa, a primeira exposição em Portugal sobre o soprano Maria Callas.
O Museu da Electricidade será, assim, o palco de MARIA CALLAS - A EXPOSIÇÃO DE LISBOA de 12 de Julho a 19 de Outubro. De entrada livre, a exposição estará patente ao público de Terça a Domingo, sempre das 10:00h às 18:00h excepto ao sábado, dia em que estará aberta das 10:00h às 20:00h.

Da considerável colecção de jóias e 43 vestidos, destaca-se o traje de cena usado por Maria Callas na celebérrima Tosca encenada por Franco Zeffirelli que passou pelos palcos do Covent Garden, da Ópera de Paris e da Metropolitan Opera House de Nova Iorque. Dos adereços de cena e jóias em exposição, refira-se a coroa da Norma criada por Christian Dior para a produção estreada na Ópera de Paris em 1965. A vasta documentação seleccionada inclui as últimas cartas de Maria Callas dirigidas a Aristóteles Onassis (por altura do romance com Jacqueline Kennedy), a Pier Paolo Pasolini e Maurice Béjart.

Para além da colecção de Bruno Tosi (Presidente da Associazione Internazionale «Maria Callas»), a exposição compreende um núcleo dedicado à produção da ópera La traviata protagonizada por Maria Callas, em 1958, no São Carlos. O cenário do Acto II é mostrado ao público pela primeira vez desde a estreia em 1958, para além de fotografias inéditas, recortes de Imprensa, o programa de sala autografado pela cantora e alguma da correspondência trocada entre Ansaloni, o agente milanês da Callas, e José de Figueiredo, director do São Carlos, responsável pela vinda de Maria Callas a Lisboa.

Já pode consultar o site da Exposição: www.callaslisboa.com

Nenhum comentário: