segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Portugal – Curiosidade 030/2008


“A SEVERA” (IMORTAL)

A foto acima foi obtida do blog: (Recomendamos visitarem)

http://pauloborges.bloguepessoal.com/72069/CENA-DO-FILME-A-SEVERA/

Reservamos para este post uma reportagem muito especial, para os brasileiros e mais ainda para os portugueses.

Júlio Dantas (1876-1962), autor e político, escreveu várias obras; porém, na dramaturgia é que atingiu o seu ápice, principalmente com o extraordinário sucesso obtido em A Severa (1901) que originou um filme que fez história na cinematografia.

A Severa (1930) é um filme de José Leitão de Barros, o primeiro filme sonoro produzido em Portugal e realizado por um português

O filme contava com um guarda roupa extremamente luxuoso e com cenas magistralmente filmadas por Leitão de Barros , como por exemplo as cenas filmadas durante a festa da Marquesa de Seide, nos jardins do Palácio Fronteira.

Maria Severa Onofriana (nascida em 1820), consta ser a verdadeira heroína, A Severa.

Considerada por muitos como a fundadora do fado, teve uma vida amorosa muito atribulada, inclusive em um dos casos mais famosos: a relação com o Conde de Vimioso (Dom Francisco de Paula Portugal e Castro).

Na peça de Júlio Dantas, o Conde de Vimioso é assumido pelo personagem de nome Marialva. A Severa, com apenas vinte e seis anos de idade, morreu de tuberculose.

Dina Tereza, que interpretou no filme A Severa, uma portuguesa, que na época arrebatou multidões de portugueses e brasileiros e que foi das mais populares estrelas do teatro de variedades de Portugal, escolheu o Brasil (1956) como segunda pátria, morando nas proximidades de S. Paulo, na cidade de Poá.

O seu nome de Batismo era Dina Moreira. Ficaríamos extremamente honrados se algum leitor, português ou brasileiro, sabendo mais a respeito dessa formidável atriz, nos passasse informações atualizadas. Contato@calendario.cnt.br

Ou na melhor hipótese, colocar um comentário na postagem.

Nenhum comentário: