domingo, 28 de setembro de 2008

Portugal – Curiosidade 027/2008


Sobre o Dia do Panificador

Fonte:
http://www.mundolusiada.com.br/

Fonte da imagem:
www.rs.gov.br

O Dia do Panificador é comemorado no mesmo dia de Santa Isabel, a padroeira desses trabalhadores. A data remete à história da rainha Isabel de Portugal, no ano de 1.333, esposa do Rei Dom Diniz. Segundo a história, quando o rei descobriu o que sua mulher havia feito, ela escondeu os pães embaixo de seu vestido e quando ele perguntou o que ela escondia, milagrosamente, os pães se transformaram em rosas e a multidão, surpresa, exaltava a rainha.

A história da panificação é muito antiga. Os primeiros registros dão conta de que os pães eram assados sobre pedras quentes ou debaixo de cinzas, passando a ser feitos em fornos de barro pelos egípcios.

Na Europa, o pão chegou através dos gregos. O pão romano era feito em casa, pelas mulheres, e depois passou a ser fabricado em padarias públicas, onde surgiram os primeiros padeiros.

No século 17, a França tornou-se o centro de fabricação de pães de luxo, com a introdução dos modernos processos de panificação. No Brasil, a chegada do pão ocorreu no século 19. No início, a fabricação do pão era uma espécie de ritual, com cerimônias. Com a chegada dos emigrantes italianos, a atividade de panificação começou a se expandir.

Nenhum comentário: